Os bancos digitais estão cada vez mais populares no Brasil. Leia este artigo e descubra como manter sua conta segura.
Os bancos digitais estão ficando cada vez mais populares no Brasil. As taxas são menores ou mesmo inexistentes e o atendimento é feito online, ou seja, você não precisa ir até alguma agência para resolver algum problema ou fazer um pagamento.
Por ser algo novo, muitas pessoas têm dúvidas sobre a segurança dos bancos digitais. Neste post, te explicamos o por que de você poder confiar neles e te mostramos como escolher o que melhor se aplique ao seu estilo de vida. Acompanhe a seguir!
O que é um banco digital?
Com a constante evolução da tecnologia, o setor bancário refletiu uma grande necessidade de evoluir para atender cada vez mais pessoas, cada vez mais conectadas à internet.
O banco digital é uma tecnologia que responde a essa necessidade. Esse formato de banco conta com atendimento virtual e não possui agência física. Assim, você não precisa enfrentar nenhuma fila e consegue resolver tudo online e no conforto da sua casa. As facilidades vão desde abrir a conta até tirar qualquer dúvida, tudo pode ser feito pelo seu celular.
Outra vantagem é a ausência de taxas — no caso do banco digital cobrar alguma taxa, os valores são muito menores. Alguns bancos digitais oferecem, por exemplo, conta corrente digital sem tarifa, que também têm cartão de crédito (geralmente sem anuidade), possibilidade de fazer investimentos seguros e outros diversos serviços que também são oferecidos pelos bancos convencionais.
“A desburocratização dos serviços financeiros e a possibilidade de usar o banco digital para automatizar processos facilitam as operações das empresas e a vida das pessoas a custos mais baixos”, afirma Cristiano Maschio, CEO da Qesh Payments, uma plataforma de bancos digitais.
O banco digital é seguro?
Essa é uma das dúvida mais comuns. Observamos a ocorrência de tantos golpes e fraudes na internet que é natural ficar desconfiado, não é mesmo? Mas fique tranquilo, os bancos digitais são tão seguros quanto os bancos físicos que conhecemos.
Os bancos digitais são classificados como instituições financeiras, e toda instituição dessa modalidade é controlada por órgãos reguladores que fiscalizam as transações e garantem a segurança dos usuários e do seu dinheiro dentro das plataformas digitais.
Leia mais | Conheça os melhores antivírus para celular
Como escolher o melhor banco digital
O melhor banco digital é aquele que resolve os seus problemas. Antes de escolher o banco digital que é a sua cara, pesquise se ele oferece os serviços que vão atender às suas necessidades. Existem alguns critérios interessantes a se levar em consideração. Vamos começar pelas tarifas.
“Você precisa comparar custo de saques, depósitos, liquidação de boletos e pagamento de contas. Alguns bancos digitais não têm uma rede de cobertura nacional abrangente. Os que têm acabam cobrando um preço alto por isso, como, por exemplo, uma tarifa mais alta de saque na rede 24h”, explica Caio Mastrodomenico, CEO da Vallus Capital, fintech de antecipação de crédito.
Entenda o serviço que você irá contratar
Analise também o atendimento. Se você prefere conversar com alguém por telefone, veja se o banco digital oferece essa opção, já que alguns podem disponibilizar somente atendimento por chat.
Alguns bancos digitais permitem que você cadastre faturas em débito automático e pague guias de impostos, mas outros ainda não oferecem esses serviços, então esse é outro ponto necessário a se checar.
Uma característica dos bancos digitais que acaba atraindo mais clientes é a interface e as funcionalidades do aplicativo. Vale muito a pena pesquisar sobre isso também antes de optar pelo seu banco.
Por fim, confira os possíveis benefícios que o banco digital pode te oferecer. Alguns bancos digitais oferecem cashback (palavra em inglês que significa “seu dinheiro de volta”) quando você compra em lojas parceiras, por exemplo.